O que é o Natal para você ?
Em dezembro, na Terra, as luzes artificiais se intensificam, as fachadas das lojas e vitrines se iluminam e músicas tradicionais são tocadas à exaustão para nos lembrar de que o Natal se aproxima.
Procedente da espiritualidade, uma luz sublime envolve o planeta e os sons de cânticos angelicais preenchem a atmosfera. O Natal está chegando.
Natal significa nascimento e todos nós temos o nosso natal, nossa data natalícia particular. Mas em 25 de dezembro comemoramos um Natal especial, o nascimento de Jesus; quando o Espírito do mais alto gabarito escolheu encarnar entre nós, tão imperfeitos, em um ato de amor incondicional.
(...) Se nos desligarmos do aspecto material e profano, podemos transformar esse pisca-pisca das ruas numa chamada para reacendermos nossa luz interior e recarregar as baterias da fé.
(...) O Natal não deve ser pagão, nem uma oportunidade para excessos de comida e bebida, nem de despesas com presentes materiais, mas não precisa ser macambúzio. Afinal, é uma festa de aniversário! O que precisamos é estar atentos para não esquecer o dono da festa, o Divino Aniversariante, e começar a retribuir tudo que ele tem nos ofertado.
O amor ilimitado de Jesus pela humanidade ficou patente quando quis nascer em uma família, como qualquer um de nós. Ensinou-nos a orar, chamando Deus de Pai Nosso, nos incluindo como irmãos na imensa família universal e ensinando que o verdadeiro laço que nos deve unir é o da fraternidade.
Que junto com as luzes natalinas, nossa luz interior brilhe com mais intensidade. Que ao perguntarmos sobre o significado do Natal para cada um de nós, possamos responder: É o nascimento do nosso Cristo interior!
Sônia Mariza Campos.
Do livro “Conversando sobre Espiritismo”.